Orientações

Orientações em casos de queimaduras

Queimaduras são lesões de pele decorrentes de dano térmico, que variam em gravidade dependendo da profundidade que atingem na pele. São classificadas em primeiro, segundo e treceiro grau.

Queimadura de primeiro grau é aquela que atinge somente a epiderme, a camada mais superficial da pele. A pele fica vermelha, “inchada”, dolorida, e não se formam bolhas. Pode ser seguida de descamação após alguns dias. Em cerca de uma semana a pele está recuperada e não tende a deixar cicatrizes.
Não se deve usar nenhum produto caseiro para queimaduras, como manteiga, pasta de dente, café, etc.

A orientação é lavar o local com água corrente e/ou compressas frias. Cremes cicatrizantes ou corticoides tópicos podem ser usados para reduzir a inflamação. Analgésicos e antiinflamatórios podem ser necessários.

Queimaduras de segundo grau são aquelas que atingem além da epiderme,  a derme subjacente (camada inferior a epiderme).
Evidencia uma área avermelhada, muito dolorida e onde há desprendimento da pele, formando bolhas, que quando se rompem  mostram aspecto erosado, exulcerado. A recuperação leva em média 2 a 3 semanas. Cicatrizes ocorrerão se houver comprometimento da derme mais profunda, onde estão os folículos do pêlo e as glândulas.
Não se deve usar nenhum produto caseiro para queimadura, como manteiga, pasta de dente, café, etc.
Orienta-se uso de água corrente e compressas frias, manter as bolhas intactas, servindo como curativo biológico, além de cuidados locais para evitar infecção bacteriana. Corticóides tópicos, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados, vigiando sinais de infecção. Procure seu dermatologista em caso de queimaduras desse tipo!

Queimaduras de terceiro grau são aquelas que atingem todas as camadas da pele e, em alguns casos, tecido celular subcutâneo, músculos e ossos. O aspecto é rígido, seco, pálido, esbranquiçado ou escurecido. Como há destruição das terminações nervosas, essa queimadura curiosamente é a menos dolorosa, porém, a mais grave de todas. A cicatrização pode levar anos e pode ser necessário desbridamento e enxerto de pele.
Não se deve usar nenhum produto caseiro para queimadura, como manteiga, pasta de dente, café, etc. Devem ser aplicadas compressas frias e se encaminhar imediatamente a um hospital para atendimento médico de urgência.

Pesquisar

Outras Orientações