Eritema infeccioso

Eritema infeccioso

Doença infectocontagiosa sazonal que acomete crianças em idade escolar, conhecida também como a quinta doença.

É causada por um vírus DNA o Parvovirus B19. Descrita em todo mundo, a doença afeta principalmente crianças entre 5 e 14 anos, com igual distribuição entre os sexos e uma incidência maior no inverno e primavera. O primeiro sintoma costuma ser o exantema, mas em 20 a 60% dos casos pode existir pródromos leves como mal-estar, dor de garganta e febre baixa. Tipicamente, o exantema inicia-se nas regiões malares, onde é confluente, edematoso e eritematoso, dando a impressão de face esbofeteada.

Em 1 a 4 dias se espalha para o tronco e membros, agora com aspecto maculopapular, envolvendo grande extensão da pele; o posterior clareamento de áreas centrais dá a ele seu padrão rendilhado característico.  Após 3 semanas o quadro regride mas pode recorrer por exposição a luz, temperatura e variações no estado emocional. Após o quadro cutâneo 7% das crianças e 80% dos adultos apresentam quadro de artralgia com duração de semanas a meses. 

O diagnóstico diferencial deve ser feito com os outros exantemas virais, principalmente a rubéola e com formas agudas de LE e dermatomiosite, quando há sintomas articulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar